Quem já atua com mentoring autêntico sabe que se trata de uma metodologia de desenvolvimento humano bastante flexível, pois possibilita o uso de ferramentas de outras abordagens, desde que contribuam para o objetivo maior do processo.
Quando um aprendiz de mentoring entende isso, sente-se livre e aliviado, pois sabe que é possível agregar dinâmicas, ferramentas, conceitos e atividades que aprendeu em outros contextos. “O mentoring é libertador!”, ouvi uma vez de uma aluna da nossa , além de dezenas de relatos semelhantes de outros alunos.
Essa maleabilidade do mentoring é excelente, se usada com ética e responsabilidade. Mas é preciso um tanto de domínio e experiência com o método para ousar agregar novas ferramentas com sucesso, além de ter em mente que existem elementos indispensáveis à relação mentor/a-mentorado/a.
Foi pensando nisso que perguntei aos participantes do e-book Experiências de Mentoring Autêntico Por Quem Sabe e Faz quais aspectos consideram fundamentais para um processo bem sucedido. A partir das respostas, pude comprovar que a essência do mentoring está alicerçada em bases subjetivas, mas extremamente consistentes.
Pré-requisitos para atuar como mentor/a autêntico/a
Antes de me debruçar sobre esses elementos essenciais, é importante apresentar o que se considera pré-requisito para a prática do mentoring autêntico. Muitas pessoas me perguntam sobre isso e eu respondo o seguinte:
- Ter bagagem (conhecimento e experiência) em determinada área
- Gostar de se relacionar com pessoas
- Sentir satisfação em contribuir para o crescimento das pessoas
- Ter tempo disponível para o mentoring
- Ter um método para esse processo
- Ter boa reputação
Além disso, é desejável (mas não imprescindível) que tenha uma rede de relacionamentos útil para o desenvolvimento do/a mentorado/a.
E então? Acha que já possui esses pré-requisitos?
Sente que precisa desenvolvê-los?
Há mais algum aspecto que acrescentaria à lista?
Você pode fazer essas reflexões e, caso sinta-se à vontade, compartilhar nos comentários as conclusões a que chegou. É muito rico ter o feedback de outras pessoas que decidem se dedicar ao mentoring autêntico.
Aspectos fundamentais para um processo de mentoring bem sucedido
Agora vamos aos elementos que eu e outros profissionais de mentoring autêntico consideramos importantes para uma relação mentor/a-mentorado/a bem sucedida. São aspectos sutis que verificamos somente quando buscamos a excelência no fazer mentoring.
Alinhamento de expectativas, compromisso e regras de convivência
Na metodologia de mentoring autêntico que desenvolvi, proponho o Acordo de Mentoring. É um documento que serve para dar conta das regras de comunicação e convivência entre mentor/a e mentorado/a. Em outras palavras, é um acordo relacional, firmado antes de o relacionamento ser iniciado.
Veja o que diz Joan Rios, mentora em psicologia, sobre o Acordo de Mentoring:
“Eu agreguei o acordo de mentoring ao contrato de serviço, que era algo que eu já usava na supervisão e na psicoterapia. Esse contrato é aberto, um contrato escrito a quatro mãos, porque estão lá as expectativas de cada um, o que eu me comprometo a fazer e o que a outra parte também se compromete.”
Para que o Acordo de Mentoring funcione de fato e seja compatível com a realidade da dupla, é preciso que as expectativas sejam alinhadas antes da formalização do Acordo. Considero essa a primeira etapa de um processo de mentoring autêntico.
“Antes de iniciar qualquer processo de mentoria, eu converso muito pra poder entender o objetivo da pessoa e ver se eu me incluo nisso e de que maneira eu posso ajudar. Isso pra não ficar aquela coisa gananciosa do ‘Eu vou fazer tudo por você e resolver todos os problemas da sua vida’. Então, quando o processo passa por essa etapa e é validado, quando você acha que pode realmente ajudar e o mentorado também, fica mais esclarecido e diminui potencialmente a possibilidade de desistência.”, defende Aline Kirjner Poziomick, mentora em nutrição oncológica.
O valor de um processo de mentoring autêntico
“O cerne da questão é a pessoa encontrar valor no que você tem pra entregar. ‘Uma mulher que exporta há 30 anos, que começou lá nos anos 90, quando mal se exportava no Brasil, ela tem o que me ensinar.’ E, com 40 anos de idade, ele (o mentorado) sabe que pode ganhar 3 anos em 1 e alavancar o negócio dele como exportador. Então eu acho que a essência da mentoria é que o mentorado enxergue o valor do que está sendo entregue, porque às vezes não é palpável, né?”, conta Denise Braga, mentora em exportação de produtos agrícolas.
Esse aspecto levantado por Denise é muito sutil, mas nele reside uma parte do poder de transformação do mentoring autêntico. O conhecimento que não está catalogado ou documentado, mas que se encontra na experiência do/a mentor/a, muitas vezes é o que de mais valioso se pode oferecer. Trata-se do que chamamos de conhecimento tácito.
Relação de confiança e abertura
Alessandra Alkmim, mentora de mulheres empreendedoras, chama atenção para outro elemento imprescindível: “A confiança entre mentor e mentorado é fundamental para que o trabalho flua. Sem isso, vai ser muito penoso. É um grande desafio estabelecer a confiança para que a pessoa se abra.”
A confiança é um elemento fundamental para o sucesso de um processo de mentoring autêntico. É algo que se constrói de maneira sutil, com o tempo e com demonstrações de merecimento.
Quanto mais confiança há entre mentor/a e mentorado/a, maiores são as chances de sucesso do trabalho. Mas é certo que, sem uma abertura mínima de confiança na dupla, não é possível levar o trabalho adiante. Eu falo sobre a confiança entre mentor/a e mentorado/a neste vídeo:
Autodesenvolvimento constante do/a mentor/a
“Para ser mentor em desenvolvimento pessoal, é preciso antes ter percorrido você mesmo esse caminho. Eu digo ‘Olhe para você primeiro e busque identificar e ressignificar as suas próprias barreiras emocionais’, se mantenha estudando sempre, se atualizando e então crie o seu próprio método de trabalho.’ Identifique com clareza os seus valores e o que de fato você pode e quer entregar.”
O relato de Melissa Poletto, mentora em desenvolvimento pessoal, sobre sua área de atuação pode ser facilmente replicado para outros campos. Mentores autênticos devem ter vivenciado o que se dispõem a compartilhar. Esse é um requisito básico e um dos aspectos que os clientes devem observar ao buscar um/a mentor/a.
Além disso, é fundamental que o/a mentorado/a esteja sempre se aprimorando e atualizando seus conhecimentos. Nesse processo de autoaprendizagem, o/a mentor/a deve ser honesto com o que tem domínio e o que não tem. Lembre-se: não é obrigação do/a mentor/a ter todas as respostas. É ético e recomendável indicar outros mentores para conteúdos em que não se tem expertise.
Alinhamento de expectativas, compromisso e regras de convivência (o Acordo de Mentoring contribui com isso), autodesenvolvimento constante do/a mentor/a, confiança e abertura e percepção de valor do mentoring pelo mentorando/a. Todos esses são aspectos que considero fundamentais para se ter um processo de mentoring autêntico bem sucedido.
Os depoimentos acima são de mentores que contribuíram com o e-book Experiências de Mentoring Autêntico Por Quem Sabe e Faz. Caso tenha interesse em aprender com a experiência deles e de outros profissionais de mentoring, baixe o material gratuitamente aqui.
Bônus: Por onde começar a atuar como mentor/a autêntico?
Antes de finalizar este artigo, gostaria de trazer mais algumas orientações valiosas. Entendo que, se você chegou até esta etapa do texto, pode realmente estar interessado/a em atuar com mentoring autêntico.
Pensando nisso, não posso deixar de apresentar algumas ações práticas a serem executadas por um iniciante. Elas estão disponíveis na íntegra no artigo Mentor Profissional: por onde começar?.
Eis aqui, resumidamente, os primeiros passos para começar a atuar como mentor/a autêntico/a:
- Fazer uma formação para aprender uma metodologia
- Criar uma apresentação
- Acessar sua rede de contatos (networking)
- Estar presente nas redes sociais
- Dispor-se a atuar como voluntário nos primeiros atendimentos
- Promover-se para formandos e recém-formados em sua especialidade
- Promover-se em associações de classe
- Definir o valor que vai cobrar se baseando nos valores de coaches da sua área
Espero que os conhecimentos trazidos neste texto sejam úteis para sua prática de mentoring autêntico!
FORMAÇÃO EM MENTORING AUTÊNTICO
E então? Já atua com mentoring? Está prestes a começar?
Em qualquer dos casos, recomendo a Formação em Mentoring Autêntico, em que compartilho a metodologia que desenvolvi ao longo dos anos dedicados à pesquisa e à prática na área.
Clique no banner abaixo para acessar a página de informações do curso: