Sempre que se fala em mentoring nas organizações, ressaltam-se os benefícios que ele pode trazer para os mentorados e para o negócio. Inclusive esse assunto já foi tema de outro artigo que escrevi. Leia aqui. Mas pouco se fala nos ganhos que o mentoring pode trazer para o mentor. Ajudar alguém a se desenvolver e crescer pessoal e profissionalmente pode trazer grandes vantagens para quem se propõe fazê-lo.
Primeiramente, gostaria de esclarecer que eventualmente dar conselhos ou ajudar alguém não faz de ninguém um mentor. O mentoring é um processo relacional em que uma pessoa (mentor/mentora), com base em seu conhecimento e experiência, estimula e influencia outra pessoa (mentorado/mentorada) na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento emocional ou social.
É, portanto, uma relação que se estende no tempo e que exige dedicação do mentor e do mentorado. O mentor deve gostar de contribuir para o crescimento do outro. E, claro, tem de possuir o conhecimento na área específica em que o mentorado necessita se desenvolver. Sem essas características, uma pessoa não é capaz de estabelecer uma relação de mentoring satisfatória.
No vídeo abaixo, além das características básicas de um bom mentor, falo sobre as qualidades acessórias, aquelas que fazem o mentoring ser ainda mais proveitoso. Assista:
Mas o que ganha quem decide se tornar um mentor? Embora não seja o foco do processo, o mentor também alcança resultados positivos com o mentoring. Nos tópicos abaixo, eu descrevo vários deles. Confira:
1 – Satisfação pessoal. Esse é para mim o maior ganho que um mentor pode ter. Perceber que o outro cresceu e foi além com seu auxílio é uma sensação impagável;
2 – Maior satisfação com a carreira. Se o mentor for alguém com muitos anos de profissão, poderá rever sua trajetória, ganhando novos pontos, traçando novos objetivos ou mesmo revigorando sua prática;
3 – Melhor desempenho no trabalho. O mentor muitas vezes se sente reenergizado com a experiência de mentoring, e esse estado de ânimo contribui para que ele tenha uma melhor performance;
4 – Sentimento de generatividade. É satisfação em contribuir para o sucesso de uma geração mais nova. Pode ocorrer quando o mentor é de uma geração mais velha que a do mentorado (o que não é obrigatório, como já vimos em outro artigo);
5 – Maior rede de relacionamentos. O mentor amplia seus contatos ao interagir com a rede de relacionamentos do mentorado;
6 – Apoio e lealdade dos mentorados. O sentimento de gratidão dos mentorados pode garantir atitudes como essas;
7 – Visibilidade e reconhecimento. Além de ser reconhecido pelo mentorado, outros membros da organização e outros profissionais da área de atuação do mentor certamente o valorizarão mais.
8 – Retorno financeiro. Como já foi comentado em outro artigo, o mentoring pode ser exercido como uma atividade remunerada. Existem mentores voluntários, mas também há mentores profissionais.
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