O mentoring tem sido muito usado pelas organizações como uma ferramenta efetiva de desenvolvimento humano. Isso, em países em que as empresas já entenderam que podem ter muitos ganhos aproveitando a experiência de quem já fez antes. Mas no Brasil ainda são poucas as organizações sabem do valor desse recurso. Por isso, detalho abaixo vários benefícios que o mentoring autêntico pode trazer para o mundo corporativo.
É importante lembrar que esses são os benefícios gerais relatados e comprovados por pesquisas e experiências práticas. Alguns ganhos variam caso a caso, de acordo com aspectos específicos de cada programa de mentoring. Os objetivos definidos no início da implantação do programa e o contexto em que se dá cada relação de mentoring são aspectos a serem considerados.
- Agilidade e qualidade na aprendizagem organizacional. Com mentores, é mais provável aprender mais rapidamente, praticando e vivenciando a realidade.
- Agilidade na adaptação de novos colaboradores, como recém-contratados, transferidos, trainees e estagiários. O que você acha: adapta-se mais rapidamente quem recebe ajuda ou quem não recebe?
- Retenção do conhecimento tácito, seja ele técnico ou institucional. O conhecimento tácito é aquele que não está gravado em registros formais da organização (por exemplo: normas escritas, manuais). Está apenas no cérebro de uns poucos colaboradores. Imagina o que acontece se eles se ausentam ou mesmo se retiram da organização?
- Manutenção e melhor aproveitamento de talentos. Esse é um fator crítico para as organizações em mercados com escassez de talentos! Quem tem um/a bom/boa mentor/a na organização em que trabalha pensa duas vezes antes de sair dela.
- Desenvolvimento de lideranças. Um/a líder pode dar o exemplo e ajudar o/a mentorado/a a segui-lo/a, como também colocar o/a mentorado/a em contato com outros líderes. O/ líder pode tornar-se um/a mentor/a (líder mentor/a).
- Geração ou aumento de redes de colaboradores. A colaboração entre vários mentores e mentorados em torno de determinados temas pode gerar uma rede poderosa para trabalhar objetivos específicos da organização.
- Ganho de eficiência nos processos de ascensão funcional e de sucessão. Utilizando o conhecimento acumulado e a experiência na organização e na carreira, mentores de nível hierárquico maior podem preparar mentorados para ocupar posições mais elevadas.
- Suporte para processos de mudança de cultura organizacional: mentores treinados para disseminar a nova cultura aceleram o alcance dessa mudança, transmitindo, por exemplo, os novos valores para os mentorados, que, por sua vez, podem ser novos multiplicadores desses valores, ou seja, pocem ser novos mentores.
- Facilitação do desenvolvimento de uma cultura de diversidade: mentores ajudam a adaptação e evolução de indivíduos de grupos minoritários (isso se relaciona com aspectos como raça, origem, opção sexual, entre outros). É bom lembrar que as mulheres,em geral, também são consideradas como membros de um grupo minoritário quando se trata de terem assento nos cargos mais altos na maioria das organizações. E o apoio de um/a mentor/a pode ajudá-las a quebrar barreiras para chegar lá.
- Redução de custos com treinamento e desenvolvimento: os mentores organizacionais são voluntários e o custo para treiná-los é muito pequeno em comparação com o retorno que podem oferecer ao longo do tempo na organização.
- Aumento da produtividade. É praticamente uma consequência de tudo o que se disse acima.
Quer saber mais sobre o poder do mentoring nas organizações? Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso e-book O Poder do Mentoring nas Organizações.