Quando uma pessoa tem conhecimento e experiência em determinada área e disposição para ensinar, e uma outra pessoa necessita desse conhecimento, pode haver entre elas uma relação de mentoring. Este é o conceito básico que procuro esclarecer nos meus textos e nas minhas falas sobre o assunto. Parece muito claro e simples, mas ainda há muita confusão por conta de algumas ideias preconcebidas sobre o mentoring.
Um dos erros mais comuns que observo se relaciona com a idade do mentor e a do mentorado. Geralmente se pensa que o mentor tem de ser mais velho que o mentorado. Mas não é bem assim. Essa é uma concepção vinculada ao um conceito já ultrapassado do mentoring.
Hoje sabemos que pessoas mais jovens podem, sim, mentorar outras pessoas com mais idade e isso até costuma acontecer. Já é um exemplo clássico o caso das novas gerações, que têm mais facilidade em lidar com novas tecnologias e toda a cultura que se forma em torno delas. A partir daí poderão (não obrigatoriamente) ser gerados relacionamentos de mentoring desses mais jovens com mentorados mais velhos.
Mentoring reverso e o mito do mentor mais velho
Muita gente tem chamado esse processo em que o mentor é mais novo que o mentorado de “mentoring reverso”. Ao meu ver, essa denominação não é adequada, pois se baseia naquele conceito ultrapassado de mentoring, citado acima, segundo o qual mentor é necessariamente mais velho que mentorado. É como se a reversão tivesse relação com as idades.
Entendo que a reversão tem relação, sim, com os papéis de mentor e mentorado, não com as idades. Explico. Em alguns relacionamentos de mentoring, o mentorado se desenvolve de tal forma nos temas que trata com seu mentor, que passa a ter mais competências que o próprio mentor. A partir daí o mentorado poderá tornar-se mentor daquele que até então era o seu mentor.
Também pode ocorrer mentoring reverso quando, ao longo da relação de mentoring, ocorrem episódios em que o mentorado passa a orientar e aconselhar o seu mentor em áreas que este não domina. Mas também aqui a idade não tem importância: o que ocorre é uma reversão pontual de papéis.
Resumindo: mentor não tem que ser mais velho que mentorado e mentoring reverso, segundo entendo, ocorre com a troca dos papéis e não das idades.
E então? Quer saber mais? Escreva nos comentários ou por e-mail: contato@erlich.com.br
Sobre outros assuntos controversos acerca do mentoring, leia o artigo “5 mitos sobre as relações de mentoring”.