Por que usar o mentoring para preparar sucessores?

Aposentadorias, demissões e transferências de colaboradores entre áreas: esses acontecimentos fazem parte do fluxo normal das organizações, mas podem causar transtornos e perdas se elas não estiverem devidamente preparadas para preencher os cargos vagos.

Uma das formas de evitar esse problema é criar programas de preparação de sucessores estruturados no mentoring. Como sabemos, as relações de mentoring têm o objetivo de transferir conhecimento entre pessoas, o que é fundamental no processo de sucessão.

Portanto, se na sua empresa há um colaborador em posição estratégica e com saída prevista, comece já a preparar o sucessor. E adote o mentoring para esse fim.

Aqui estão alguns benefícios que o mentoring vai gerar:
  • Estabilidade na rotina organizacional – O primeiro grande ganho de preparar sucessores com mentoring é a manutenção adequada dos fluxos de trabalho. Um sucessor desenvolvido diretamente por quem desempenhava as mesmas funções certamente estará bem preparado para dar continuidade às atividades.  
  • Transferência do conhecimento tácito – A aproximação proporcionada pela relação entre mentor e mentorado permite que seja transmitido o conhecimento tácito, aquele que não está registrado formalmente na organização, mas foi criado pela vivência do colaborador que está deixando o cargo.  
  • Mais segurança para o sucessor – O desafio de assumir um novo cargo na organização costuma causar estresse e insegurança. Mas, com o suporte e a orientação de um mentor, o sucessor certamente se sentirá mais firme para lidar com as dificuldades provocadas pela mudança.
  • Criação de uma cultura de colaboração e aprendizagem – O funcionário que se beneficiou com o suporte de um mentor no momento de sucessão provavelmente se sentirá estimulado a também se tornar mentor de seus colegas e também preparar seu sucessor.
  • Valorização do mentor – O colaborador que atua como mentor se sente valorizado por contribuir para o crescimento de alguém, o que pode resultar em sentimento de renovação, motivação e aumento de desempenho.

É importante lembrar que o mentoring é um processo de médio a longo prazo e, portanto, as empresas devem se planejar, prevendo a movimentação de colaboradores em cargos estratégicos e começando a estruturar programas de sucessão baseados no mentoring  o mais cedo possível. E isso vale para todos esses cargos, desde o menor nível de liderança até presidente.

E então? A sua empresa está pronta para preparar sucessores? Quer ajuda para implantar um programa de mentoring para apoiar esse processo? Entre em contato conosco: contato@erlich.com.br.

Formação Mentoring in Company

 

 

Mais conteúdo