Altos índices de turnover, falta de engajamento dos colaboradores, dificuldades de relacionamento entre líderes e equipe, barreiras na relação entre diferentes gerações, baixa capacidade para coordenar times remotos e híbridos: essas são algumas das principais dificuldades que afetam diretamente a produtividade e a competitividade das organizações hoje em dia, evidenciando a urgência de soluções eficazes.
Para lidar com esses obstáculos, o mentoring tem sido a aposta de grandes empresas em todo o mundo. Para você ter uma ideia, 84% das instituições listadas na Fortune 500 e 100% das empresas relacionadas na Fortune 50 possuem programas de mentoring, de acordo com a Forbes. E essas empresas não investem no mentoring em vão!
Neste texto, você entenderá o que verdadeiros mentores podem proporcionar para as organizações e como ter esses profissionais no ambiente de trabalho. Confira!
O que mentores podem proporcionar para a empresa
Os benefícios do mentoring organizacional não são novidade. Apesar de no Brasil a abordagem ainda não ser totalmente aproveitada pelas empresas – a minha missão profissional é fortalecer esse reconhecimento – , há muitos anos, grandes corporações pelo mundo afora investem em mentoring, o que é uma prova contundente de que ele traz resultados.
De acordo com o levantamento de 2019 CNBC/SurveyMonkey Workplace Happiness Survey, 9 em cada 10 profissionais que contam com um mentor na carreira se consideram felizes no trabalho. Isso conta muito para diminuir índices de turnover, que é uma das grandes preocupações das empresas atualmente.
A formação de líderes, outro ponto crítico, também pode ser impulsionada pelo mentoring autêntico. Oitenta e seis por cento dos CEOs entrevistados em uma pesquisa da Vistage afirmaram que ter mentores foi crucial para que alcançassem seus objetivos profissionais.
Vamos detalhar esses e outros benefícios de ter mentores autênticos nas organizações:
Aceleração do desenvolvimento profissional
Os mentores autênticos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento profissional dos colaboradores. Ao compartilhar suas experiências, conhecimentos e habilidades, eles proporcionam orientação individualizada, ajudando os mentorados a adquirir novas competências e a superar desafios profissionais. Isso resulta em um crescimento mais rápido e eficaz.
Quando líderes agem dessa maneira com seus liderados, forma-se uma equipe mais qualificada e preparada para enfrentar os desafios do mercado.
Aumento do engajamento
Colaboradores engajados tendem a ser mais produtivos, criativos e comprometidos com os objetivos da empresa.
Mentores autênticos são capazes de aumentar significativamente o engajamento dos profissionais. Ao oferecerem orientação, suporte e encorajamento, eles estimulam um ambiente de trabalho mais aberto e propício ao comprometimento.
Retenção de talentos
A presença de mentores autênticos pode ser um fator determinante na retenção de talentos dentro da organização. Colaboradores que se sentem valorizados e apoiados em seu crescimento profissional têm menos propensão a buscar oportunidades em outras empresas.
A Baterias Moura, onde atuo como consultor em mentoring organizacional, é um exemplo. Veja o depoimento de Isabel Martins, consultora de desenvolvimento humano da empresa.
“O nosso índice de turnover é muito baixo e o nível de ascensão funcional é grande. Hoje, parte dos nossos 19 diretores foram estagiários, mostrando que nossa cultura de encarreiramento é bem forte.
Diante dos relatos que temos, a mentoria aumenta o engajamento dos colaboradores. Os mentorados compartilham que, de 0 a 10, a mentoria contribui em 9,8 como motivador para permanecerem na empresa.”
Clique para ver a entrevista completa de Isabel Martins sobre o mentoring na Baterias Moura.
Cultura de aprendizagem contínua
A presença de mentores autênticos fomenta uma cultura de aprendizagem contínua dentro da organização. Ao valorizarem o desenvolvimento pessoal e profissional, eles incentivam os colaboradores a buscarem constantemente novos conhecimentos e habilidades, estimulando a inovação e a melhoria contínua dos processos e práticas organizacionais.
Desenvolvimento de lideranças
Mentores autênticos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de futuras lideranças. Ao compartilharem sua expertise e oferecerem orientação personalizada, eles ajudam a identificar e desenvolver o potencial de liderança dos colaboradores, preparando uma nova geração de líderes capazes de inspirar, motivar e guiar suas equipes rumo ao sucesso.
A rde de supermercados São Luiz optou pelo mentoring autêntico para desenvolver líderes para ajudar a expansão do negócio. A Gerente de Desenvolvimento Humano da empresa, Aline Nunes, confirma:
“Estamos vivendo um momento de expansão e nossa política interna propõe o crescimento dos colaboradores dentro das oportunidades que surgem a partir disso. Nesse sentido, entendemos que o maior parceiro do RH no desenvolvimento de líderes futuros são os próprios líderes atuais. Com isso, o Programa de Desenvolvimento de Líderes Mentores do Paulo fez muito sentido para a gente! (…) Já faz parte da nossa cultura o foco no relacionamento entre as pessoas, no compartilhamento de conhecimento, no aperfeiçoamento contínuo… Com a implementação do programa, nós oficializamos tudo isso e ainda adquirimos um método, uma didática para disseminar ainda mais esse traço da nossa cultura. Então podemos dizer que a liderança mentora está na ponta da língua de todos por aqui!”
Veja a entrevista completa de Aline Nunes e Isabel Viana, Business Partner da M. Dias. Branco.
Como ter mentores autênticos na organização
Não faltam exemplos de que o mentoring autêntico tem grande potencial para minimizar problemas de desenvolvimento nas empresas. A grande questão é: como ter profissionais com atitude de mentor/a autêntico/a no ambiente de trabalho se essa não tem sido a postura mais comum até hoje no Brasil?
Com meus 15 anos de experiência no assunto, vejo que a realização de programas de mentoring organizacional e a formação de líderes mentores são as soluções com respostas mais eficazes.
Implantando o mentoring na organização
O recurso mais comum de se adotar, de modo abrangente, o mentoring autêntico na organização é a implantação de um programa de mentoring organizacional.
Nele, mentores (da própria organização) e mentorados são devidamente designados e orientados a estabelecerem relações de mentoring formal com supervisão e toda uma estrutura de suporte. Os programas organizacionais são customizados e têm como foco questões como redução de turnover, preparação de lideranças, adaptação de novatos e trainees, formação de sucessores, entre outros.
Veja como funciona o Programa de Mentoring Organizacional da ERLICH.
Formação de líderes mentores
Uma estratégia eficaz para ter líderes mentores é a adoção de um programa de capacitação que treina os líderes em competências de mentoring e acompanha a sua evolução através de mentoring de grupo orientado por mentor externo.
Ao capacitar os líderes para atuarem como mentores, a empresa cria uma rede interna de apoio e desenvolvimento que beneficia todos os colaboradores e ainda estimula a formação de novos mentores e novas lideranças.
Conheça o Programa de Desenvolvimento de Líderes Mentores da ERLICH.
Quer levar o mentoring autêntico para sua organização? Entre em contato conosco e vamos construir o programa ideal para a sua demanda.