Durante a Formação em Mentoring que conduzi este ano em Porto Alegre, tive a oportunidade de ter como aluna Lisella Zaffari, especialista em marketing. Ela participou do curso para aprender as bases do mentoring, passar a praticá-lo e poder oferecer o serviço de Mentoria em Marketing pela sua empresa de consultoria. Lisella somou a sua expertise em marketing às competências de mentora e agora começa a ajudar profissionais a se desenvolverem nessa área. Veja aqui.
O caso acima não é isolado. O mentoring é uma metodologia de desenvolvimento de pessoas que pode ser adaptada às mais diversas áreas. Tenho assistido a alunos de outros campos profissionais seguindo o mesmo caminho e iniciando-se como mentores em RH, Comunicação e Direito, entre outros. Um número imenso de pessoas podem fazer como estes e se tornarem mentores profissionais. Sabia disso? Mas para chegar lá é preciso ter ou desenvolver características de mentor.
Quando falo nessas características, costumo dividi-las em dois grupos: as essenciais e as desejáveis. A primeira condição para se tornar mentor é ter o conhecimento específico que as pessoas precisam absorver para crescer. Em segundo lugar, o mentor se dispõe a compartilhar esse conhecimento com elas. É preciso, ainda, gostar de ver as pessoas se desenvolverem, ter a satisfação de contribuir para isso.
Também é uma característica essencial de um mentor ter uma boa reputação, ou seja, ser social e profissionalmente reconhecido não só pelas habilidades e conhecimentos na área que domina, mas também pela postura, valores e comportamento corretos. Igualmente importante é o fator tempo: a pessoa que decide atuar como mentor tem de estar ciente da quantidade de tempo que precisará dedicar ao mentorado.
Pensando agora no seu caso, você consegue perceber essas características essenciais? Se a resposta é sim, vá em frente e continue a aprender sobre como ser um mentor efetivo. Mas se você não se vê nas características descritas acima, avalie se é possível ajustar o seu perfil às condições que apresentamos. Um bom mentor pode ajudar você nessa tarefa.
Para conhecer outras características de mentor, assista ao vídeo abaixo.
>> Acho que você também vai gostar do artigo “Quais as vantagens de se tornar um mentor?”
Quer utilizar seus conhecimentos e experiência para se tornar um mentor? Participe da nossa Formação em Mentoring. Clique no banner abaixo para demonstrar seu interesse em ter o curso na sua cidade.
Quer continuar aprendendo sobre mentoring e desenvolvimento humano? Siga a ERLICH nas redes sociais.