Salário, plano de carreira e benefícios como plano de saúde sempre estiveram entre os principais aspectos observados por quem procura o primeiro emprego. No entanto, além de tudo isso, quem está começando a jornada profissional deve ficar atento também ao ambiente de trabalho que estará inserido, pois ele é fundamental para a qualidade de vida do funcionário.
No mês passado, a Revista Você S/A, em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração) e a Cia de Talentos, publicou a edição 2016 do Guia das 40 Melhores Empresas para Começar a Carreira. Participaram 128 companhias e foram entrevistados colaboradores entre 18 e 26 anos.
Ao ler esse material, percebi um aspecto muito importante: 10 das 40 empresas eleitas como melhores empregadoras (incluindo a 1ª da lista) desenvolvem programas de mentoring. São elas: Sap Labs latin America (eleita e melhor empresa), Dow Brasil, Visagio, Neoenergia, Kimberly-Clark Brasil, Sap Brasil, AES Sul, Accenture, DM9DDB, Avon.
Além dessas, também estão na lista a Eaton, que conduz um programa chamado de e-coach, cujo formato tem muitas características do mentoring, e a Ticket Service. Nesta, os jovens colaboradores sugeriram a criação de um programa de mentoring para a companhia.
Benefícios do mentoring para quem está começando
Não é à toa que o mentoring está presente nas empresas consideradas pelos mais jovens como as melhores para iniciar a vida profissional. Isso acontece porque mentoring é um processo que ocorre em uma parceria em que uma pessoa que tem determinados conhecimentos e experiência utiliza voluntariamente essa bagagem para estimular o desenvolvimento de outra pessoa. Algo muito produtivo para qualquer pessoa, e fundamental para quem está começando, não é mesmo?
Quando se adota o mentoring para iniciar novos colaboradores, ganham o mentorado, a organização e o mentor. Mas são os benefícios para o mentorado que explicam por que o mentoring está nas melhores empresas para começar a carreira. Veja abaixo:
- Aprendizagem e adaptação – Os colaboradores que contam com mentores têm muito mais facilidade para aprender os conhecimentos necessários ao desempenho doa função e também se adaptam mais rapidamente à cultura organizacional;
- Autoconfiança – Ao receber orientação de profissionais mais experientes, o mentorado aprende como evitar erros comuns e ganha confiança para desempenhar sua função;
- Networking – O mentorado tem acesso à rede de relacionamentos do mentor. Assim, outras pessoas o ajudam na sua integração à empresa, na realização de tarefas e na ampliação de sua visão sobre o trabalho e a carreira;
- Redução do estresse – Poder recorrer a uma pessoa nos momentos de dúvida e na solução de problemas técnicos e de relacionamento é, sem dúvida, um alívio em relação ao estresse.
Por esses motivos, é fácil perceber que, com o suporte de um mentor, são bem maiores as chances de crescer dentro da empresa e também de desenvolver a carreira como um todo. E para a organização tudo isso se traduz em alcançar em menos tempo um maior nível de produtividade dos iniciantes.
Gostou? Dê sua opinião nos comentários e compartilhe este conteúdo com aquele conhecido que está iniciando a vida profissional.