É no fim do ano que a maior parte das empresas revisa e avalia seus objetivos e metas. De maneira geral, esta é uma época de avaliação do que foi realizado e planejamento do que se pretende desenvolver no ano seguinte ou nos anos seguintes. Nesse contexto, a revisão e atualização da estratégia das empresas se torna o assunto do dia e demanda muita dedicação de lideranças e colaboradores.
Mas como montar uma estratégia de sucesso, algo que seja realmente colocado em prática? É comum ver empresas se esforçarem na elaboração de planos que, em seguida, não saem do papel. A fim de evitar isso, podemos lançar mão do mentoring autêntico para criar e executar uma estratégia empresarial assertiva.
Alguns desafios ao elaborar e executar uma estratégia empresarial
Do planejamento à execução, existem certos obstáculos para que a estratégia da empresa tenha sucesso.
Na etapa de planejamento, por exemplo podem ocorrer:
- Não inclusão de todos os colaboradores
É comum trabalhadores dedicados à operação de tarefas não serem incluídos nas discussões que resultarão no planejamento estratégico. Isso pode resultar em um planejamento pouco viável e baixa adesão ao plano por parte desses colaboradores.
- Falta de clareza nas metas e objetivos
As metas e os objetivos devem ser específicos e mensuráveis. Nesse ponto, os indicadores de sucesso têm um papel importante, pois darão precisão no momento de monitorar e avaliar o desempenho da execução do plano. Também é preciso definir bem os responsáveis por cada tarefa e os prazos para elas.
- Não ter um método seguro
As dificuldades citadas e outras que costumam atrapalhar a construção do planejamento estratégico costumam resultar da falta de um método que sustente a elaboração do documento.
Durante a execução da estratégia empresarial, podem acontecer, por exemplo:
- Comunicação precária
Uma vez criada a estratégia que irá nortear o trabalho da empresa durante um período, é imprescindível a ampla divulgação dos planos de ação que deverão ser executados. Todos os colaboradores da empresa devem estar cientes do que está previsto e saber com clareza quais suas responsabilidades dentro dos objetivos propostos, mas nem sempre isso acontece.
- Ausência de uma sistema de gerenciamento das atividades e das pessoas
O desenvolvimento da estratégia envolve a execução de um conjunto de ações e de pessoas. Coordenar essa estrutura exige bastante das lideranças. Um sistema de gestão é necessidade de primeira ordem. As informações precisam ser sempre atualizadas por todos e estar disponíveis para todos. Mas descentralizar as informações costuma ser um ponto de dificuldade em grande parte das empresas.
- Falta de engajamento dos colaboradores
Mesmo quando se conta com a participação de todos durante a fase de planejamento e uma comunicação e um gerenciamento adequados dos planos de ação, ainda pode haver colaboradores pouco engajados. Isso pode acontecer por diversos fatores e o caminho para a solução está em compreender as motivações de cada um. Assim, faz-se necessário que os líderes tenham habilidades interpessoais para lidar com as necessidades e potencialidades de cada profissional.
Contribuições do mentoring autêntico para a estratégia empresarial
É possível superar esses obstáculos e conseguir colocar em prática um planejamento estratégico de maneira bem-sucedida. Muitas empresas têm tido êxito nesse desafio. Como conseguem é a pergunta que devemos fazer.
Posso afirmar com segurança que o mentoring autêntico é um excelente aliado na criação e execução da estratégia empresarial. Isso porque o mentoring autêntico se baseia em atitudes e comportamentos que vão engajar colaboradores, melhorar a comunicação na empresa, contribuir para o compartilhamento de informações e conhecimentos, gerar relações de confiança e respeito mútuo e promover uma cultura de desenvolvimento contínuo.
Desafios nessas áreas costumam aparecer nos ambientes organizacionais e podem ser solucionados ou sensivelmente reduzidos com a prática dos preceitos do mentoring autêntico. Acredito firmemente nisso.
Mentoring autêntico contribui para a comunicação assertiva
Por exemplo, já sabemos que é preciso incluir na discussão da estratégia empresarial todos os níveis organizacionais, pois essa é uma das maneiras de promover a participação dos colaboradores e ter um planejamento mais viável e ancorado na realidade.
O mentoring autêntico traz uma ferramenta que é fundamental nesse ponto: a escuta ativa, empática. Trata-se da abertura para ouvir o outro com real atenção, sem julgamento. Esse tipo de escuta, quando praticada pelos líderes, é capaz de contribuir para a geração de soluções inovadoras, pois possibilita que os tomadores de decisão saiam do lugar comum e vejam os problemas organizacionais de diferentes perspectivas.
Um efeito colateral positivo da prática de escuta ativa nas organizações é contribuir para a formação de boas relações interpessoais, melhorando o clima organizacional.
Ainda com relação à comunicação, o mentoring prevê transparência, objetividade e clareza nas conversas. Isso contribui para que não haja ruídos na comunicação e para que as informações, ao serem partilhadas de maneira ampla, tenham um entendimento uniforme.
Mentoring autêntico favorece a harmonia na organização
O mentoring autêntico contribui para que se forme uma cultura de colaboração e compartilhamento de conhecimento na organização. Com essa cultura assimilada pelas pessoas, da alta gestão até o menor nível operacional, será mais provável a geração de harmonia nas equipes e entre elas. Esse contexto é extremamente importante para a implantação e o monitoramento das ações estratégicas
Com mentoring autêntico, a aprendizagem organizacional dá um salto
Com o mentoring autêntico utilizado da melhor maneira, o processo de aprendizagem organizacional pode dar um verdadeiro salto. Isso inclui a formação de pares de mentor/e – mentorado/a entre profissionais de setores diferentes e níveis diferentes, o que possibilita que mais e mais pessoas tenham uma visão ampla e orgânica do funcionamento da empresa.
Esse é um aspecto muito importante, pois um dos grandes problemas nas empresas é o isolamento nas equipes. A estrutura organizacional padrão costuma distribuir os colaboradores em setores que às vezes se tornam verdadeiras ilhas, com precária comunicação e interação entre si.
O ideal é que os setores organizacionais sejam estruturados como uma teia, onde os colaboradores tenham uma visão sistêmica e não apenas limitada à área em que operam. Mentores autênticos podem ajudar nisso.
Mentoring autêntico ajuda na construção de metas e objetivos
Metas, indicadores de sucesso, prazos. Esses elementos são fundamentais para o sucesso das ações que traduzem na prática a estratégia empresarial. Se não forem definidos de maneira adequada, o trabalho pode ser comprometido. Por isso é tão importante lançar mão de um método seguro de planejamento.
O mentoring autêntico tem como uma das principais ferramentas um plano de desenvolvimento do/a mentorado/a. A técnica de construção desse plano pode ajudar as equipes a elaborarem os planos de ação que sejam alinhados com a estratégia geral e a de cada área.
Mentoring autêntico como aliado das ações estratégicas organizacionais
São esses alguns dos motivos pelos quais considero o mentoring autêntico um forte aliado na construção e execução de estratégias empresariais. As bases atitudinais, comportamentais e ferramentais em que ele se assenta contribuem para que os colaboradores se sintam mais integrados às ações previstas na estratégia empresarial, mais competentes para executá-la e, assim, atuar efetivamente para alcançar os resultados esperados.
Toda empresa pode se beneficiar dessa abordagem de desenvolvimento para crescer.