Preparar profissionais para serem mentores é uma das atividades que exerço dentro do meu trabalho na área do mentoring. Já mais de 800 pessoas participaram da Formação em Mentoring que ministro no Brasil e em Portugal. Dos alunos desse curso muitos passaram a exercer o mentoring profissionalmente, seja aplicando em suas empresas, seja como uma atividade autônoma. Quem acompanha o nosso blog já deve ter lido a história de alguns deles na série de entrevistas Mentor Profissional.
Antes de prosseguir, quero deixar bem claro para quem tem alguma dúvida sobre a viabilidade do tema que vamos abordar neste artigo: é, sim, possível ser um mentor profissional. Saiba mais, assistindo a este vídeo (apenas 3 minutos).
Percebo, porém, que pairam muitas dúvidas sobre como começar a praticar o mentoring profissionalmente. Pensando nisso, vou apresentar nas linhas a seguir os passos que considero fundamentais para isso.
Tornando-se um mentor profissional
1 – Faça uma formação
Para ser um mentor profissional, é importantíssimo ter alguma metodologia. Portanto sugiro que o interessado faça uma formação para conhecer uma metodologia e saber como aplicá-la, adaptando o que aprendeu ao seu estilo de ser e atuar profissionalmente.
2 – Crie uma apresentação
O mentoring ainda não é conhecido pela imensa maioria das pessoas. Muita gente ainda confunde mentoring com coaching (veja artigo sobre isso aqui). Por isso é importante que você crie uma apresentação que explique como funciona a sua metodologia, quais os objetivos, benefícios, o papel do mentor e do mentorado no processo, entre outros aspectos. Esse material servirá para o que chamamos de “encontro zero”, o primeiro contato entre o mentor e o cliente.
3 – Acesse a sua rede de contatos (networking)
As pessoas que já conhecem você e confiam na sua competência na área em que atua precisam saber que você se tornou um mentor profissional. Sendo assim, é interessante que faça um mapeamento da sua rede de contatos para verificar clientes em potencial e apresentar o novo serviço que você está oferecendo e os benefícios que ele pode trazer. Essas as pessoas têm alto potencial para se tornarem e/ou lhe indicarem os primeiros clientes.
4 – Esteja presente nas redes sociais
É muito importante que você tenha um site e um perfil ou página nas redes sociais que apresentem seu serviço como mentor profissional. Nesses canais, devem estar claros aspectos como o conceito de mentoring, os benefícios que ele proporciona, a área você se apresenta como mentor, seus diferenciais e experiência nessa área e meios de entrar em contato diretamente com você para saber mais sobre o serviço.
5 – Comece como voluntário
Antes de começar a cobrar por seu trabalho como mentor, é muito importante ganhar experiência prática nesse papel. Uma boa forma de fazer isso é oferecer o serviço gratuitamente. Essas primeiras experiências serão valiosas para que você adquira vivência no mentoring e segurança para atuar. Elas também vão servir, posteriormente, como referência para a captação de clientes pagantes.
6 – Promova-se para formandos e recém-formados em sua especialidade
Universitários do último ano de curso e aqueles que acabam de concluir o nível superior geralmente passam por grandes dificuldades: não conseguem definir um caminho a seguir, como se colocar no mercado, como se aprofundar na especialidade que escolheram, entre outras. Essa é uma grande oportunidade para mentores. Procure divulgar-se para esse público na sua área de expertise.
7 – Promova-se em associações de classe
A depender da sua área de atuação, talvez existam associações que reúnam e representem profissionais do seu campo. Essas entidades são um bom caminho para chegar até as pessoas que precisam de um mentor para evoluir na carreira. Faça contato e proponha parcerias.
8 – Defina o valor que vai cobrar
Como o mercado de mentoring profissional, no país, ainda está em formação, dificilmente serão encontradas referências de valor a ser cobrado por encontro (não chamo de “sessão”, para não confundir com psicoterapia). Sugiro, então, que você verifique os valores que estão sendo cobrados no mercado de coaching no seu âmbito de atuação. Em geral, não se deve iniciar cobrando pelo topo. Comece com valores mais modestos e, à medida que for construindo o seu nome, vá ajustando o valor até o ponto que esse mercado aceitar.
Recomendação
Segurança total para iniciar em uma atividade profissional é coisa que praticamente não existe, qualquer que seja a atividade. Portanto não espere estar “totalmente seguro” para iniciar. Como indiquei acima, comece a praticar sem cobrar e passe a cobrar quando tiver uma segurança básica (só você vai saber qual é esse momento). A segurança cada vez maior acontece à medida em que você vai praticando. O seu próprio crescimento nunca termina.
E lembre: além de sabedoria, você precisa ter humildade para, quando não souber de algo que o mentorado demanda, pedir licença para pesquisar sobre o assunto, indicar outras fontes de conhecimento ou até convocar outras pessoas para complementar o processo de mentoring do seu cliente. Afinal, mentor não é um sabe-tudo.
E então? Quer tirar mais dúvidas e se aprofundar como mentor profissional? Participe da nossa Formação em Mentoring. Saiba mais clicando no banner abaixo.
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