Sônia é diretora de uma grande empresa brasileira do ramo de cosméticos e, no momento, lida com uma situação delicada: a líder da equipe de qualidade está prestes a se aposentar e ela não tem ninguém em vista para substituí-la. Flávio é gerente de Recursos Humanos de uma organização menor, porém em fase de amplo crescimento, que acaba de contratar uma dezena de novos colaboradores. Como desafio, ele precisa garantir que os novos funcionários se adaptem à cultura organizacional e desempenhem bem seu papel.
Sem pensar muito, tanto Sônia quanto Flávio tenderiam a adotar uma postura mais tradicional. No primeiro caso, a direção logo abriria um processo seletivo externo em busca de um profissional com o perfil adequado ou tentaria encontrar dentro da empresa alguém que atendesse às necessidades da função. Já no segundo caso, seria comum o gerente de RH fazer uma apresentação com as características da empresa para os novos colaboradores ou mesmo contratar uma consultoria externa para treinar o novo pessoal.
Em ambos os casos, não seria erro adotar as posturas tradicionais, mas uma alternativa que tem se mostrado mais eficiente e, muitas vezes, mais econômica e assertiva é a implantação de um processo de mentoring organizacional. Mudar ou tomar atitudes diferentes pode gerar receio em muita gente. É normal uma resistência ao novo, mas há como transpô-la. Abaixo, listo 4 argumentos infalíveis para você convencer alguém ou mesmo se convencer a trazer o mentoring para sua organização.
1 – Retenção de conhecimento. No caso de Sônia, a própria funcionária que irá se aposentar pode servir de mentora para a preparação do sucessor, garantindo que o conhecimento que ela possui não se perca quando ela deixar a organização.
2 – Facilidade na adaptação de novos colaboradores. A ajuda de mentores aos novatos facilita a adaptação à cultura organizacional e evita que eles cometam erros comuns aos iniciantes.
3 – Satisfação pessoal e profissional. O colaborador que atua como mentor se sente valorizado e mais estimulado a desenvolver pessoas na organização.
4 – Economia. Sim, além de tudo, com o mentoring é possível aproveitar recursos internos. As pessoas com mais experiência e conhecimento da sua organização podem transferir o que sabem. E fazem isso voluntariamente.
Os 4 aspectos acima são apenas alguns argumentos que selecionei para ajudar na estratégia de levar o mentoring para sua organização. Mas os benefícios do processo são inúmeros e vão além dos descritos acima. Diversas empresas no exterior já utilizam esse recurso, inclusive start-ups (empresas iniciantes). No Brasil, o número de organizações que o adotam ainda é muito pequeno. Você vai esperar que ele se popularize entre nós para então começar a usá-lo ou prefere tomar a iniciativa e começar desde já a aproveitar os benefícios do mentoring?
Quer saber mais sobre a melhor forma de implantar o mentoring na sua organização? Basta me enviar um e-mail (paulo@erlich.com.br) que entrarei em contato.