Super Mercadinhos São Luiz formam líderes mentores para sustentar expansão do negócio

Super Mercadinhos São Luiz formam líderes mentores para ajudar a expandir o negócio

Super Mercadinhos São Luiz é uma empresa que só tem diminutivo no nome, pois se trata de uma grande rede de supermercados do Ceará que já conta com mais de 50 anos de história, dezenas de unidades espalhadas pelo Estado e valores gigantes em seu DNA.

Entre seus compromissos estão crescimento profissional e aprendizagem, diversidade, equidade e inclusão, sustentabilidade ambiental, impacto social e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Estar presente nessa empresa, ainda que remotamente, me fez perceber que esses valores são de fato levados muito a sério no dia a dia, o que facilitou muito meu trabalho ao implantar o Programa de Desenvolvimento de Líderes Mentores na organização.

Para isso, contei com a colaboração imprescindível da Gerente de Desenvolvimento Humano, Aline Nunes, da Business Partner Isabel Viana e outras Business Partners.

Aline Nunes e Isabel Viana
Aline Nunes e Isabel Viana

Em dezembro de 2023, vamos concluir a segunda edição do Programa, com impacto direto em 46 líderes, considerando as duas edições. Preparamos os líderes para atuarem como mentores de seus liderados. Tudo isso com o objetivo de formar novas e melhores lideranças dentro das suas equipes, dando oportunidades de crescimento na carreira. Aliás, o desenvolvimento contínuo é algo altamente valorizado pela empresa.

Para nos trazer detalhes sobre a realização da missão de formar líderes mentores no Super Mercadinhos São Luiz, a jornalista e redatora digital Maíra Borges, da equipe de comunicação da ERLICH, conversou com Aline e Isabel.

Confira os melhores momentos desse papo!

Super Mercadinhos São Luiz formam líderes mentores para ajudar a expandir o negócio

O que motivou os Super Mercadinhos São Luiz a realizarem um Programa de Desenvolvimento de Líderes Mentores?

Aline: Dentro do nosso planejamento estratégico, percebemos a necessidade de ter líderes capazes de formar outros líderes.

Estamos vivendo um momento de expansão e nossa política interna propõe o crescimento dos colaboradores dentro das oportunidades que surgem a partir disso. Nesse sentido, entendemos que o maior parceiro do RH no desenvolvimento de líderes futuros são os próprios líderes atuais.

Com isso, o Programa de Desenvolvimento de Líderes Mentores do Paulo fez muito sentido para a gente!

 

Como é o programa, na prática?

Aline: Estamos na segunda edição do programa e no total já formamos, ou melhor, estamos em vias de concluir agora no final do ano a segunda turma, totalizando 46 líderes mentores.

Da primeira turma, participaram todos os gerentes de loja. Na turma atual, os coordenadores ou gerentes de setor. Escolhemos as lideranças chaves, ou seja, as que precisam desenvolver novos líderes devido às necessidades de crescimento do negócio.

Como indicadores de sucesso do programa, temos o assessment de liderança que é realizado no início e no final do processo pelo Paulo, além da nossa própria avaliação de desempenho dos líderes mentores, que realizamos por meio de um comitê exclusivamente criado para isso.

Também serve para avaliar a performance dos líderes o nosso já tradicional processo interno de eleição de líderes formadores − que passamos a chamar de líderes mentores −, em que destacamos e reconhecemos o líder com maior quantidade de liderados promovidos dentro da empresa.

É que já temos na nossa cultura a valorização das pessoas e do desenvolvimento contínuo e, a partir do programa do Paulo, nós intensificamos e oficializamos essa característica que já era nossa.

Agora, por exemplo, o processo interno de eleição de líderes que se destacam foca não na quantidade de pessoas promovidas, mas na de líderes com colaboradores na equipe realmente preparados para uma promoção.

 

Que ganhos os participantes do programa têm alcançado?

Isabel: Um indicador de sucesso muito importante que conseguimos enxergar é o aumento da capacidade de autopercepção de cada líder. E isso se reflete nas ações práticas deles.

Por exemplo: houve líderes que tomaram consciência da necessidade de melhorar o processo de comunicação com a equipe e, a partir disso, passaram a realizar mudanças de postura notáveis, fazendo reuniões mais frequentes, oferecendo mais feedbacks e eliminando diversos problemas na comunicação.

Essa autopercepção sobre os pontos de melhoria tem levado a resultados muito importantes na prática!

 

E para os objetivos macro da empresa, quais os ganhos que o programa tem trazido?

Aline: Como disse, já faz parte da nossa cultura o foco no relacionamento entre as pessoas, no compartilhamento de conhecimento, no aperfeiçoamento contínuo…

Com a implementação do programa, nós oficializamos tudo isso e ainda adquirimos um método, uma didática para disseminar ainda mais esse traço da nossa cultura.

Então podemos dizer que a liderança mentora está na ponta da língua de todos por aqui!

 

Que maravilha! Quais os próximos passos a partir de agora?

Nós não podemos perder tudo o que conquistamos nessas duas edições de trabalho desenvolvendo líderes menores. Queremos aprofundar e preservar esse legado, dando continuidade às estratégias que o Paulo nos ensinou.

Então vamos focar em continuar o trabalho, fortalecendo esses líderes que já fazem parte do Programa, dando continuidade às mentorias coletivas com o Paulo.

Mas já podemos dizer que sim, a liderança mentora, oficialmente, faz parte da cultura da empresa. Já fazia, de maneira espontânea, e, agora, se tornou mais forte ainda.

 

Qual o principal benefício de ter a consultoria da ERLICH dando suporte na implantação da liderança mentora?

Isabel: Olha, o Paulo foi fantástico, porque criou um vínculo muito forte com todos os grupos mentorados. Mesmo todo o processo sendo remoto, era como se ele estivesse dentro da empresa, sabe?

A maneira simples como ele se comunica fez os participantes se sentirem muito à vontade para compartilhar suas fragilidades, os pontos que precisavam melhorar. Tudo isso porque foi estabelecida uma relação de confiança muito grande entre ele e cada grupo de mentorados.

E essa relação dele com os líderes mentores que estavam se desenvolvendo reverberou na relação desses líderes com suas equipes. Então tivemos muitos ganhos nos processos de comunicação, aproximação dos relacionamentos, fortalecimento da confiança…

Aline: Nosso lema nos Super Mercadinhos São Luiz é atender cada pessoa de forma única e nós nos sentimos assim com a consultoria do Paulo.

Apesar de ter um método próprio muito bem definido, ele conseguiu flexibilizar a prática para se adaptar a cada turma do Programa e a cada grupo de mentorados. E olhe que foram 10 grupos diferentes!

 

Vocês teriam alguma recomendação para as empresas que precisam desenvolver lideranças para crescer?

Eu diria que não tem outro caminho para a empresa crescer sem ser incluindo a formação de líderes que desenvolvam outros líderes, ou seja, líderes mentores. A liderança mentora é uma importante estratégia de desenvolvimento e expansão de qualquer negócio!

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