As mudanças de trajetória na carreira nunca foram tão comuns. O mundo evoluiu para abraçar a ideia de que é perfeitamente legítimo recalibrar nossos caminhos e buscar novos horizontes.
Com mais de 50 anos de experiência profissional, eu mesmo já vivenciei diversas transições de carreira. Desde o início, como professor de português, minha jornada foi marcada por mudanças significativas.
E digo mais: sou completamente realizado com minha trajetória, pois percebo que a busca por propósito sempre foi o guia das minhas mudanças e me trouxe à atividade que me realiza plenamente hoje, que é o exercício e o compartilhamento do mentoring autêntico.
A busca por propósito é marcante também em boa parte das pessoas que buscam aprender mentoring autêntico comigo na Formação e Certificação Internacional em Mentoring Autêntico.
Inclusive, uma enquete recente que fiz no LinkedIn reafirmou essa realidade. Perguntei “O que motiva você a atuar como mentor/a autêntico/a?” e a maioria das respostas foi “a busca por propósito”.
Pensando nisso, resolvi aprofundar o assunto neste artigo. Vamos lá?
Por que o propósito profissional é tão importante para mentores/as autênticos/as?
Eu sempre menciono dois aspectos como requisitos básicos para atuar como mentor/a autêntico/a:
- Ter conhecimento e experiência em determinado assunto.
- Ter abertura e desejo genuíno de compartilhar essa bagagem para ver outras pessoas crescerem.
Esse segundo pré-requisito deve fazer parte da missão de todo mentor/a autêntico/a. Sem essa atitude, não é possível ser mentor/a.
Agora veja como é fundamental estar conectado com seu propósito para ter sucesso no mentoring autêntico.
Direcionamento estratégico: O propósito atua como um guia estratégico, fornecendo uma direção clara para as ações do/a mentor/a. Define-se não apenas como uma declaração de intenções, mas como um norte que orienta cada passo na jornada.
Inspiração e motivação: Ter um propósito definido inspira e motiva o/a mentor/a superar desafios e obstáculos que possam surgir ao longo do caminho. Serve como combustível para a persistência e a resiliência necessárias para enfrentar as adversidades.
Conexão com a autenticidade: O propósito profissional está intrinsecamente ligado à autenticidade do/a mentor/a. Ao alinhar suas ações com seus valores e crenças mais profundos, o/a mentor/a cultiva uma conexão genuína com sua própria identidade e isso contribui para que ele/a ganhe confiança de seus mentorados.
Impacto significativo: O mentoring autêntico implica muito mais do que apenas transmitir conhecimento e experiência. Envolve inspirar, capacitar e transformar vidas. Um propósito claro permite que o/a mentor/a autêntico/a atinja um impacto significativo e duradouro na jornada de desenvolvimento de seus mentorados.
Como os mentores podem incorporar o propósito em sua prática?
Fala-se muito de propósito nas conversas sobre trabalho hoje em dia. Vejo até uma certa saturação do tema. Mas pouco se aborda como colocá-lo em prática na vida profissional. Afinal, sabemos que a vida real traz inúmeros obstáculos que podem nos desviar do que realmente nos move.
Considerando as enormes diferenças sociais que existem entre as pessoas, que de erta forma podem dificultar o exercício do propósito, recomendo que cada um de nós busque o autoconhecimento, cultive a autenticidade nas suas ações, defina metas claras e alinhadas à sua intenção e não pare de se desenvolver.
A meu ver, estes passos são fundamentais se quisermos viver, de fato, o nosso propósito:
Autoconhecimento profundo: O primeiro passo para incorporar o propósito no mentoring autêntico é realizar uma jornada de autoconhecimento profundo. Isso envolve refletir sobre suas paixões, valores, habilidades e experiências, identificando, assim, o que impulsiona suas ações.
Definição de metas coerentes: Uma vez que o/a mentor/a autêntico/a tenha clareza sobre seu propósito, é fundamental estabelecer metas alinhadas a ele/a.
Cultivo da autenticidade: A autenticidade é fundamental para o mentoring que pratico e compartilho. Isso quer dizer que, ao interagir com mentorados, não devemos criar um personagem, mas ser nós mesmos. Um dos desafios para isso, por exemplo, é dizer “eu não sei” para alguma pergunta do mentorado cuja resposta desconhecemos. Ter coragem para admitir quando não sabe faz parte de uma postura que considero imprescindível para mentores autênticos: a humildade nobre.
Desenvolvimento contínuo: A busca pelo propósito no mentoring autêntico é uma jornada contínua de aprendizado e crescimento. Os mentores autênticos devem estar abertos a novas experiências, oportunidades de desenvolvimento e feedbacks construtivos, objetivando aprimorar constantemente suas competências.
Para quem deseja trilhar o caminho do mentoring autêntico, o propósito profissional é o alicerce sobre o qual se constrói relacionamentos significativos e duradouros com mentorados. Quando estamos alinhados com nosso propósito, somos capazes de orientar de forma autêntica e inspiradora, ajudando outros a alcançarem seu pleno potencial profissional e pessoal. É isso que compõe uma jornada de mentoring verdadeiramente transformadora!
____
Sou Paulo Erlich, mentor autêntico, formador e consultor em mentoring autêntico e liderança mentora. Estudo cientificamente o tema, ajudo mentorados a crescerem e contribuo para a superação de desafios de desenvolvimento humano de diversas organizações. Criei um método de aplicação do mentoring autêntico que já foi compartilhado com mais de 1.500 pessoas.
Para conhecer o trabalho que desenvolvo e, acesse: erlichmentoring.com.