A conversa de hoje é direcionada a pessoas que estão incomodadas por ver tantas ofertas de mentoring que de fato não são o que dizem ser. É também para quem acha que o mentoring não funciona, pois tentou se lançar no mercado sem um método seguro e se frustrou.
Nos últimos anos, o mercado de mentoring no Brasil e no mundo tem experimentado um crescimento significativo impulsionado por diversos fatores. À medida que mais indivíduos reconhecem os benefícios dessa abordagem de desenvolvimento pessoal e profissional, a demanda tem aumentado bastante.
No entanto, como não há uma regulamentação da atividade, vemos muitas pessoas utilizando os termo “mentoring” ou “mentoria” sem estarem aplicando um método de mentoring verdadeiro. Como mentor, formador de mentores autênticos e consultor de mentoring autêntico há 15 anos, eu me sinto no dever de levantar essa discussão e trazer esclarecimentos para os profissionais que pretendem atuar na área de maneira responsável e para as pessoas que desejam usufruir desse trabalho.
Se algum desses é o seu caso, continue a leitura, pois vou lhe ajudar a separar o joio do trigo.
O que é, verdadeiramente, mentoring?
No Google Trends, a busca pelos termos “mentoria” e “mentor” vem crescendo ao longo dos últimos 5 anos, veja nesta imagem:
Isso é perceptível no nosso dia a dia. Quantas pessoas você já viu que se intitulam mentoras? Imagino que muitas. Aliás, uma rápida busca no LinkedIn pelo termo “mentor” resultou em mais de 6 milhões de perfis, em nível global, e mais de 66 mil no Brasil.
Mas você acha que todas essas pessoas sabem mesmo o que é mentoring? Será que aplicam um método genuinamente de mentoring?
Mentoring é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional baseado em um relacionamento no qual um indivíduo com conhecimento e experiência (mentor/a) estimula o crescimento de outro indivíduo (mentorado/a), compartilhando essa bagagem.
Para haver uma experiência autêntica de mentoring como uma atividade formal, além de conhecimento e experiência do/a mentor/a e um/a mentorado necessitando essa bagagem, são necessários:
- relacionamento de qualidade entre as duas pessoas;
- método para o compartilhamento da bagagem do/a mentor/a.
Em resumo:
Experiência de mentoring autêntico = relacionamento de mentoring autêntico + método de mentoring autêntico
Contar a orientação e o suporte de um/a mentor/a autêntico/a é algo com benefícios óbvios. Mas o que tem a ganhar quem atua nessa área?
Benefícios de atuar como mentor/a autêntico/a
São muitos. Veja alguns:
- Satisfação pessoal. Esse é para mim o maior ganho que um/a mentor/a pode ter. Perceber que o outro cresceu e foi além, com seu auxílio do/a mentor/a, é uma sensação impagável;
- Maior satisfação com a carreira. Se o/a mentor/a for alguém com anos de profissão, poderá rever sua trajetória, ganhando novos pontos, traçando novos objetivos ou mesmo revigorando sua prática;
- Melhor desempenho no trabalho. O/A mentor/a muitas vezes se sente reenergizado/a com a experiência de mentoring, e esse estado de ânimo contribui para que tenha uma melhor performance;
- Sentimento de generatividade. É a satisfação em contribuir para o sucesso de uma geração mais nova. Pode ocorrer quando o/a mentor/a é de uma geração mais velha que a do/a mentorado/a (o que não é obrigatório, como já vimos em outros conteúdos por aqui);
- Maior rede de relacionamentos. O/A mentor/a amplia seu grupo de contatos ao interagir com a rede de relacionamentos do/a mentorado/a;
- Apoio e lealdade dos mentorados. O sentimento de gratidão dos mentorados pode garantir atitudes como essas;
- Visibilidade e reconhecimento. Além de ser reconhecido/a pelo mentorado/a, pode ocorrer a valorização do/a mentor/a pelo mercado ou pela empresa em que atua.
- Retorno financeiro. O mentoring pode ser exercido como uma atividade remunerada. Mentores podem se profissionalizar, embora existam mentores voluntários.
Fatores que influenciam no crescimento do mentoring
Vivemos tempos de forte ênfase no autoconhecimento, na busca por um trabalho com propósito, na colaboração e no compartilhamento. Ganham foco as pessoas e o poder da colaboração, através do acesso compartilhado de bens, serviços e, sobretudo, conhecimento. Está aí um cenário muito propício ao exercício do mentoring autêntico.
Veja outros fatores que têm impulsionado o crescimento desse mercado:
- Crescimento do empreendedorismo: tanto empreendedores em busca de orientação quanto profissionais que desejam se tornar mentores têm contribuído para o aumento da demanda por mentoring.
- Transformação digital: o crescimento exponencial do ambiente digital facilita a conexão entre mentores e mentorados, ampliando as possibilidades de conexão entre pessoas de diferentes locais do mundo.
- Reconhecimento da importância do desenvolvimento profissional: a busca por orientação especializada para acelerar o crescimento e desenvolvimento profissional tem impulsionado a procura por mentoring.
- Maior valorização de soft skills: com a crescente importância das habilidades interpessoais, o mentoring se torna essencial para o desenvolvimento dessas competências com o apoio e o suporte emocional de um/a mentor/a.
- Mercado de trabalho em constante evolução: com novas profissões surgindo e mudanças constantes no mercado, a orientação de alguém que já trilhou o mesmo caminho se torna fundamental para navegar nessas transformações com segurança e mais chances de sucesso.
- Busca por propósito associado à carreira: de um lado, promover impacto positivo na vida de outras pessoas é um grande propósito de quem se dispõe atuar como mentor/a autêntico/a. De outro lado, a necessidade de encontrar alguém que dê apoio e orientação na transição de carreira em busca de mais realização pessoal é uma da dor frequente entre as pessoas.
- Hiperespecialização profissional: a necessidade de focar em áreas específicas de interesse ou desenvolvimento tem impulsionado a busca por mentores especializados.
Apesar de todas as contribuições que o mentoring autêntico proporciona para as demandas do mundo moderno, a popularização dessa abordagem, sem uma regulamentação, tem trazido alguns problemas.
Efeitos negativos da popularização do mentoring
Embora o crescimento do mercado de mentoring seja muito positivo, há efeitos negativos a serem considerados.
A falta de regulamentação pode levar a abusos por parte de profissionais que não têm a devida capacitação e não usam um método de eficácia comprovada. Isso resulta na banalização do mentoring, caso similar ao que ocorreu com o coaching: a falta de critérios rigorosos para a prática resultou em uma percepção negativa e desconfiança do público em relação aos profissionais da área. Os bons estão pagando o preço da irresponsabilidade dos incompetentes.
Na prática, tenho visto:
- Muita gente atuando como mentor/a, sem um método.
- Profissionais vendendo consultoria como se fosse mentoring.
- Outros vendendo aulas ou consultas pontuais como mentoring.
- Pessoas frustradas com o que acham que é mentoring, mas não é.
A verdade é que não dá para ajudar alguém a se desenvolver através do mentoring se não se entende exatamente o que isso significa e como pode ser aplicado de forma eficaz.
Nesse sentido, o primeiro passo para alguém atuar como mentor/a formal deve ser a aprendizagem de um método verdadeiro de mentoring.
A importância de um método de mentoring
Ter um método estruturado e de resultados comprovados em processos de mentoring é essencial para ter sucesso como mentor/a autêntico/a. Mesmo profissionais experientes e com uma rica bagagem precisam de uma estrutura para compartilhar o que sabem.
Grande parte das pessoas que buscam a Formação e Certificação Internacional em Mentoring Autêntico que realizo há 10 anos são profissionais experientes mas que não se sentem seguras para atuar como mentores. Há também os que atuam sem um método ou com um método pouco eficaz e sentem necessidade de algo seguro para impulsionar o seu trabalho.
Lembre que a responsabilidade dos mentores é grande, pois suas orientações podem influenciar significativamente a vida e a carreira de seus mentorados. Por isso que não canso de repetir: um método seguro não apenas diferencia mentores genuínos de pseudomentores, mas também assegura um impacto positivo e significativo na vida dos mentorados.
Além disso, buscar capacitação e adotar práticas éticas são atitudes fundamentais para elevar a qualidade e a credibilidade do mentoring no mercado. Não acha?