Como ocorre a confiança entre mentor e mentorado?

Assim como toda relação humana, as relações de mentoring tornam-se mais proveitosas à medida que aumenta o nível de confiança entre os envolvidos.

Como expliquei no artigo “Quais os sinais de que você está numa relação de mentoring informal”, quando a relação de mentoring surge de maneira espontânea, o que chamamos de mentoring informal, ocorrem naturalmente a aproximação e confiança mútua. Mas também é possível construir um relacionamento de confiança em uma relação de mentoring formal, planejada. Vejamos como isso acontece.

Antes de tudo, um mentor verdadeiro interage com empatia: coloca-se no lugar do mentorado para compreender seus pensamentos e sentimentos. Com base nisso, põe em prática a sua vontade natural de ajudar pessoas. Ocorre que, em diversos casos, surgem no mentor sentimentos de confiança e admiração especificamente relacionados ao mentorado. É o que chamamos de interesse autêntico (genuíno). Quando esse aspecto é verificado, dizemos que ocorre a função de mentoring chamada confirmação. É como se o mentor houvesse confirmado o mentorado em seu contexto, até mesmo em sua vida. Ver o mentorado alcançar o sucesso é um desejo profundo do mentor.

A Confirmação está vinculada à presença de um sentimento de confiança e admiração do mentor em relação ao mentorado. Surge no mentor o interesse autêntico (genuíno) pelo mentorado.

Agora vejamos a confiança do mentorado em relação ao mentor. O nível básico é a confiança técnica: o mentorado percebe que ele tem conhecimento e habilidade no que faz e é capaz de desenvolver o mentorado em um campo específico. Com o desenrolar da convivência entre eles, pode-se chegar a outro nível: a confiança ética. É a confiança na integridade do mentor, que segue um conjunto de princípios que o mentorado considera aceitáveis. E, se ocorrer o interesse autêntico do mentor pelo mentorado, gerando a confirmação, e isso for percebido pelo mentorado, chega-se a nível da confiança emocional: é quando o mentorado sente que o mentor deseja fazer o bem para ele, sem intenção de obter qualquer vantagem.

Mentoring não é uma mágica, muito menos uma técnica exata. Trata-se de um processo que brota em relação interpessoal voltada para o desenvolvimento do mentorado, mas que faz ambos se desenvolverem. E, como toda relação humana, o mentoring pode ser permeado de subjetividades e percalços. Ainda que não evolua sempre para o melhor nível, pode surtir excelentes resultados.

Mas, quando o mentor demonstra confirmação pelo mentorado e este chega ao nível de profunda confiança e admiração pelo mentor, o processo de mentoring tem altíssimo potencial para alcançar resultados extraordinários. Paralelamente, pode chegar até ao surgimento de uma amizade verdadeira e duradoura.

Então me conte: você já desenvolveu relações de mentoring com alto nível de confiança? Que tal contar nos comentários?

 

Mais conteúdo