Pessoas com conhecimento e experiência em determinado campo de conhecimento e que utilizam essa bagagem para contribuir com o crescimento de outras, isso é algo que sempre existiu. Chama-se mentoring. Quando ocorre de maneira espontânea, natural, dizemos que se trata de um processo de mentoring informal. É comum pais, amigos, professores e colegas de trabalho, por exemplo, agirem como mentores informais, trazendo grandes benefícios para as pessoas mentoradas. E, às vezes, isso acontece sem mesmo terem consciência da ajuda que dão.
A velocidade e a qualidade do desenvolvimento de pessoas que contavam com mentores informais no ambiente organizacional levou estudiosos da área a buscar entender o processo relacional entre mentores e mentorados. Isso ocorreu no final da década de 70, destacando-se os trabalhos das americanas Linda Phillips-Jones e Kathy Kram.
Com o entendimento do processo relacional, foi possível começar a criar métodos para a prática do mentoring. Sendo assim, não espontâneo, mas estruturado, o mentoring passou a também existir na modalidade que se chama formal.
No Brasil, os estudos e pesquisas sobre o tema começaram em 2001, com a professora Ph.D. Sônia Calado Dias. Tive a grande sorte de iniciar com ela meus estudos de mentoring, durante o mestrado em gestão empresarial. A partir daí nunca mais parei de viver a ciência e a prática do mentoring. E, a partir de certo ponto, resolvi, pioneiramente no país, ensinar uma metodologia exclusivamente de mentoring, que chamo de mentoring autêntico. Não podia ser diferente, pois o meu espírito de mentor exigia que eu compartilhasse o que sabia.
Hoje há diversos métodos. Eles são adaptados para os mais variados contextos da atividade humana. O mentoring se dissemina pelo mundo e, no Brasil, passou a ter uma demanda crescente. Esse crescimento não é controlado ou avaliado oficialmente, pois se trata de uma atividade não regulamentada. Isso exige do mercado um cuidado muito especial no momento da escolha do/a profissional que vai oferecer o método. Que real experiência tem ele/a como mentor/? Em que bases se sustenta o método que ele/a ensina? O que dizem os seus alunos e clientes sobre os resultados do trabalho que ele/a oferece? Essas são perguntas básicas para orientar os interessados em aprender.
Muitas pessoas, até mesmo algumas que já atuam como mentores, buscam a Formação em Mentoring Autêntico oferecida pela ERLICH, hoje com certificação internacional pela ERLICH EUROPE, de PORTUGAL. Ao final do curso, recebo vários depoimentos em que os participantes garantem que a experiência transformou positivamente o trabalho deles. Confira alguns, a seguir.
Para quem é indicada a Formação em Mentoring Autêntico?
A Formação em Mentoring Autêntico é o curso ideal para quem quer ser mentor/a e precisa de um método bem definido para realizar seu trabalho. Também para quem já é mentor/a mas sente falta de uma estrutura para o seu trabalho. Ou seja, o curso atende a qualquer pessoa que tem saber e experiência em qualquer área e pretenda usar essa expertise para orientar, de forma remunerada ou voluntária, quem deseja crescer na mesma área, seja .
O curso também é indicado para coaches que queiram expandir sua atuação, profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de programas de mentoring em organizações, profissionais de RH e Gestão de Pessoas, líderes de todas as áreas e níveis e profissionais da área da educação, de orientação profisisonal, entre muitos outros.
Dedicação personalizada e aprendizagem continuada
O grande diferencial da Formação está no caráter personalizado do curso, pois cada turma tem limite de apenas 24 participantes. Com isso, é possível que durante as aulas haja uma dedicação personalizada do facilitador a cada aluno/a. Essa atenção se estende depois das aulas. Até um ano após a realização da Formação, os alunos que se lançarem como mentores profissionais têm direito a supervisão individual com Paulo Erlich.
Além disso, todos os ex-alunos têm acesso gratuito aos encontros do Grupo de Mentores Autênticos, exclusivo para ex-alunos. Esses encontros propiciam grandes oportunidades para trocar conhecimentos e para networking com mentores de diversos segmentos e lugares do mundo.
E então? Deseja ter a experiência de participar da Formação em Mentoring Autêntico? Clique no botão abaixo para acessar a página de informações e inscrições do curso.