Você sabe o que é ser mentor/a autêntico/a?

A atividade de mentor/a profissional cresce a cada dia em nosso país. Um rápido levantamento que fiz recentemente no Linkedin, usando na busca a palavra “mentor”, gerou 36.000 resultados. Vejo essa popularidade do mentoring de maneira muito positiva, pois é uma metodologia muito necessária para a era de compartilhamento que vivemos. Ainda assim, não posso deixar de me perguntar: será que todas essas pessoas têm consciência do que realmente significa atuar formalmente como um/a mentor/a autêntico/a?

Veja a definição que trago no artigo “O que é mentoring, afinal?”:

Mentoring é um processo que acontece em relacionamentos em que uma pessoa que tem conhecimento e experiência em determinada área utiliza essa bagagem para estimular o desenvolvimento de outra pessoa nessa mesma área.

Observe: para haver mentoring é necessário, antes de tudo, que haja um relacionamento entre as pessoas envolvidas no processo. Ter oferecido uma orientação pontual ou um conselho em dado momento ou ser considerado/a um exemplo ou referência por alguém, essas ocorrências, isoladamente, não configuram mentoring.

Da definição acima também podemos concluir que para ser mentora/a é necessário ter conhecimento e experiência na área em que o/a mentorado/a deseja se desenvolver. Se houver essa bagagem e o interesse de ambos pelo desenvolvimento do/a mentorado/a, pode-se iniciar um relacionamento de mentoring entre as duas pessoas.

O que faz um/a mentor/a autêntico/a?

A ciência e a prática apontam que, na essência da experiência de mentoring autêntico, uma das maiores forças são as funções de mentoring, uma série de atitudes e comportamentos esperados de um/a mentor/a autêntico/a. Veja a seguir.

Funções básicas

Aceitação: O/A mentor/a autêntico é capaz de aceitar o outro a quem ele está predisposto a ajudar. Ele/a acolhe o/a mentorado/a. Não faz prejulgamentos. Trata de igual para igual, deixando o/a mentorado/a à vontade para ser quem realmente é.

Abertura básica para o relacionamento: Ao longo das sucessivas interações entre mentores e mentorados, podem ocorrer variados graus de abertura. O que chamo de básico é uma abertura mínima, que permita o processo de mentoring fluir.

Orientação: Fornecer treinamento, instruções, dicas, atalhos, recursos técnicos e desafios que são úteis para o/a mentorado/a adaptar-se à condição que deseja e evoluir na direção de alcançar seus objetivos.

Escuta-e-aconselhamento: O/A mentor/a autêntico/a pratica a escuta ativa, reflexiva, empática. Ouve em profundidade as colocações do/a mentorado/a. A partir daí desenvolve diálogos em que vai construindo um processo de aconselhamento.

Proteção: O/a mentor/a autêntico/a contribui para que o/a mentorado/a não cometa erros técnicos ou de conduta. O/A mentorado/a, assim, afasta-se de riscos que, se não fossem superados, poderiam comprometer a sua imagem e o seu crescimento no ambiente em que atua.

Papel de modelo: O/A mentor/a autêntico/a serve de exemplo para seu/sua mentorado/a, seja pelo que sabe, seja pelos comportamentos que tem.

Funções avançadas

Confirmação: Na medida em que a experiência de mentoring vai se desenvolvendo, o/a mentor/a autêntico pode começar a admirar o esforço e a dedicação do/a mentorado/a e passar a ter um interesse genuíno, autêntico no sucesso do/a mentorado/a. Cria-se uma conexão emocional com o/a mentorado/a.

Abertura ampliada para o relacionamento: A partir da abertura básica, o relacionamento pode evoluir, chegando a diversos graus e aproximação, até mesmo a uma amizade profunda.

Exposição-e-visibilidade: À medida em que o/a mentorado/a atinge níveis mais elevados de desenvolvimento, o/a mentor/a autêntico/a passa a criar oportunidades para que o/a mentorado/a se exponha e demonstre suas competências a pessoas que podem ajudá-lo/a a crescer.

Patrocínio: O/A mentor/a autêntico, se possível, defende para o/a mentorado/a oportunidades ou posições e maior relevância no ambiente em que este/a atua.

Importante assinalar que as funções avançadas só costumam existir quando há evolução no relacionamento e nos resultados do/a mentorado/a.

Mas o que se deve fazer para aprender a ser um/a mentor/a autêntico/a?

Primeiro passo para ser um/a mentor/a autêntico/a

Havendo as condições necessárias para iniciar-se ou aprofundar-se como mentor/a, é muito importante estar preparado/a para conduzir os processos com os mentorados através do mentoring autêntico. Para isso, é fundamental o domínio de um método eficaz, seja qual for a situação em que a pessoa se encontre em relação à prática do mentoring. Veja que situações podem ocorrer:

  • Pessoas que detêm conhecimento e experiência em determinada área e querem tornar-se mentores profissionais.
  • Mentores informais, que praticam naturalmente posturas de mentor/a nas suas relações pessoais e profissionais, mas precisam se apropriar de uma estrutura consistente para serem mentores formais e tornarem o mentoring uma atividade profissional.
  • Mentores profissionais que usam metodologia própria e chegam à conclusão de que ela não funciona como gostariam. Sabem que precisam se aperfeiçoar para gerar resultados mais satisfatórios e efetivos junto aos seus clientes.
  • Mentores que já atuam com uma metodologia aprendida em um curso formal, mas não estão satisfeitos com ela. Necessitam experimentar algo novo.
  • Mentores que conseguem bons resultados com a estrutura de mentoring que criaram ou aprenderam, mas querem ir mais fundo, aprendendo algo novo, para enriquecer a sua experiência como mentores.

Seja qual for o perfil, a metodologia de mentoring autêntico responde com alto grau de efetividade! Mas onde se pode aprendê-la?

Já existem vários cursos de mentoring no mercado brasileiro, mas são raros aqueles que ensinam o mentoring autêntico, fundamentado na ciência sobre o tema e na prática efetiva do mentoring autêntico. E uma verdade precisa urgentemente ser dita: o interessado em aprender mentoring deverá ter cuidado com cursos que aparentemente oferecem mentoring como conteúdo, mas na realidade se baseiam em algo muito diferente, como marketing digital, consultoria, treinamento ou vendas, por exemplo.

Além disso, pelo fato de o mentoring não ser uma atividade regulamentada, é fundamental pesquisar muito bem quais são as bases do/a facilitador/a do cursor, sua formação e história profissional, o conceito que tem como mentor/a na prática e como facilitador/a no tema.

Sobre a Formação em Mentoring Autêntico online ao vivo

O método de mentoring autêntico que ensino em meus cursos é a mesma que pratico com meus próprios mentorados e a mesma que serve de base à implantação de programas de mentoring que realizo em várias organizações. Em parte, ela é fruto de um mergulho profundo no tema, iniciado durante o meu mestrado, sob orientação da professora Sônia Calado Dias, Ph.D., a introdutora dos estudos acadêmicos de mentoring no Brasil. Mas essa metodologia é resultado também da minha vivência prática de muitos anos como mentor informal e formal, o que me permite aperfeiçoá-la continuamente.

A melhor maneira de comprovar a efetividade do mentoring autêntico que compartilho é dar voz a quem aprendeu comigo. Veja alguns exemplos nestes vídeos:

Percebe o entusiasmo dessas pessoas? Para garantir que tenham uma experiência rica e produtiva, além de compartilhar com elas a minha paixão pelo mentoring autêntico, tenho o cuidado de proporcionar atenção personalizada e próxima a cada pessoa que se dispõe a estudar comigo.

Nesse sentido, formo turmas pequenas e ofereço acompanhamento pós-aulas para reforçar a aprendizagem. Como sequência ao meu curso, há duas atividades gratuitas: supervisão individual com os alunos que se propõem a atuar como mentores profissionais e o MENTORING SEM DÚVIDA!, encontro mensal aberto a todos os ex-alunos dos cursos da ERLICH, para compartilhamento de experiências e esclarecimento de dúvidas.

Faço isso porque defendo que para quem está começando a exercer uma nova atividade é importante o acompanhamento e a validação de quem tem mais experiência. É esse um pressuposto fundamental do mentoring autêntico.

Deseja aprender o mentoring autêntico? Clique no banner a seguir para saber quando teremos a próxima turma da Formação em Mentoring Autêntico online ao vivo.

Formação em Mentoring Online Ao Vivo

Mais conteúdo