A história do mentoring autêntico na Baterias Moura não é de hoje. A fundação da empresa, que data de 1957, tem em sua estrutura alguns dos princípios do mentoring, como o foco no desenvolvimento das pessoas e a gestão por confiança.

Com nível baixíssimo de turnover e altos índices de ascensão funcional (boa parte dos 19 diretores atuais foram estagiários da instituição), não é à toa que a Moura é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo a certificação internacional Great Place To Work.

Dá para perceber que a cultura de mentoring não faz parte apenas dos documentos oficiais da empresa: está impregnada na vivência prática e é disseminada por líderes mentores.

“Um dos papéis das lideranças Moura é formar sua equipe”, nos conta a psicóloga Isabel Martins, consultora de desenvolvimento humano da empresa. Ela está à frente do Programa de Liderança Moura, que inclui o processo de mentoring, voltado para líderes e cargos estratégicos.

Neste bate-papo conduzido pela jornalista Maíra Borges, da equipe de comunicação da ERLICH, Isabel nos revela detalhes sobre os elementos que contribuem para o sucesso do Programa de Mentoria da Moura e quais as novidades que a edição de 2023 está trazendo.

Confira!

 

Isabel, como começou o Programa de Mentoria da Baterias Moura?

Temos na nossa cultura o pilar do desenvolvimento presente de maneira muito forte. Por isso, de certa forma, a mentoria – de modo informal – sempre esteve presente no nosso dia a dia. Mas de maneira estruturada, como programa, costumo dizer que foi Paulo Erlich quem plantou essa sementinha mais concreta na empresa.

Em 2014, um dos gestores foi aluno dele (na ) e entendeu que o mentoring poderia contribuir para a Moura. A partir daí começamos a realizar ações com foco no tema.

Em 2018 estruturamos o programa com foco nas novas lideranças. E, desde então, estamos implantando atualizações, ampliando o público e as habilidades a serem desenvolvidas pelas duplas de mentores e mentorados.

 

Bacana! Então o programa deixou de ser exclusivo para líderes novatos…

Sim. Com o passar dos anos, com as mudanças positivas na empresa e no mercado de trabalho como um todo, fomos impulsionados a evoluir.

Assim, em 2022, ampliamos o Programa para todas as lideranças, mesmo as que não são novatas no cargo, e decidimos ampliar os temas também. No início, tínhamos como foco apenas a questão de aculturação dos novos líderes. Era uma oportunidade para eles estarem juntos de outros líderes veteranos.

Agora temos mentoria para conhecimentos técnicos e estratégicos, ações de clima organizacional e ações de crescimento de carreira. Hoje, a mentoria está disponível para toda liderança até o nível de coordenação. São cerca de 130 pessoas impactadas e envolvidas no processo.

 

Sim. E a consolidação do Programa hoje parece incontestável. Mas como era no início? O que mudou com a consultoria?

Com a estrutura trazida por Paulo, nós entendemos a necessidade de definir nossos próprios indicadores para mensurar o desenvolvimento do mentorado de maneira mais objetiva.

No início, usamos o inventário comportamental DISC. Evoluímos para o uso das nossas próprias competências essenciais, estabelecidas pela nossa Cultura Empresarial Moura, deixando tudo ainda mais preciso, correlacionando e verificando os resultados pré e pós desenvolvimento.

Considero que ter esse indicador bem definido é o grande diferencial do Programa. Hoje, conseguimos mostrar o crescimento que nossas lideranças tiveram em uma linha histórica e comprovar os resultados, mantendo um trabalho personalizado para a necessidade de cada mentorado inserido na jornada.

 

Que ganhos o Programa de Mentoria traz para a empresa?

O nosso índice de turnover é muito baixo e o nível de ascensão funcional é grande. Hoje, parte dos nossos 19 diretores foram estagiários, mostrando que nossa cultura de encarreiramento é bem forte.

Diante dos relatos que temos, a mentoria aumenta o engajamento dos colaboradores. Os mentorados compartilham que, de 0 a 10, a mentoria contribui em 9,8 como motivador para permanecerem na empresa.

Além disso, eles relatam: aceleração do conhecimento com os insights trazidos pelos mentores, facilitação e abertura de caminhos na empresa ao conhecer novas pessoas e participar de novos fóruns, expansão da visão, aumento da autoconfiança, saída da zona de conforto, instigação para o aprendizado, descoberta de coisas sobre si mesmos, desenvolvimento profissional e pessoal, além do apoio diferencial do mentor no seu crescimento.

No caso dos mentores, diferente do que se pode esperar, eles também crescem com o processo. Quando perguntamos o quanto eles aprenderam, numa escala de 0 a 10, a avaliação média ficou em 9,7. Os mentores dizem que a experiência foi muito agregadora, relatam o sentimento de generatividade.

Um outro ponto que percebemos é que quem um dia foi mentorado pode geralmente se tornar mentor, tornando o programa um ciclo de desenvolvimento contínuo.

 

E, na edição 2023, quais as novidades?

Este ano, formatamos um banco de mentores, para consultar a disponibilidade e os conhecimentos que temos dentro de casa.

Com isso, além das pessoas que formam as duplas, os departamentos de Recursos Humanos locais de todas as plantas da Moura podem entender se há pessoas com perfil para ensinar e com conhecimentos importantes que só elas possuem.

Essas pessoas serão indicadas para participar da Formação em Mentoring Autêntico com Paulo e ficarão em um banco de mentores para necessidades futuras.

Outra novidade é que vamos utilizar a mentoria para uma turma de pessoas que ainda não são líderes, mas já estão sendo mapeadas para isso. A ideia é acelerar o desenvolvimento delas para a carreira gerencial.

 

Conte mais sobre essa turma de futuros líderes…

A Moura desenvolve suas pessoas através do desafio. Percebemos a necessidade de ter líderes mais preparados e, como temos um direcionador de crescimento para os próximos anos, essa necessidade aumentará.

Atrelado a essa expansão, temos como premissa dentro do programa de Diversidade e Inclusão (DI) o aumento de mulheres em cargos de liderança até 2025. Assim, temos como intenção preparar novas turmas de lideranças focadas exclusivamente em mulheres.

Assim, estamos trabalhando duas estratégias ao mesmo tempo: acelerando o desenvolvimento de pessoas para que elas cheguem aos cargos de liderança mais preparadas e atendendo ao indicador de DI. Nossa intenção é ir ampliando essa iniciativa para outros públicos depois.

 

Mentoring e liderança feminina: muito bom!… Como surgiu a ideia de unir as duas coisas?

Quando a empresa nasceu estávamos em uma realidade completamente diferente da de hoje.

Era o final dos anos 50, o mercado automotivo ainda estava em desenvolvimento no país, principalmente na nossa região. Só tínhamos um carro na cidade. Frente a isso, nossa mão de obra inicial era predominantemente masculina.

Com o passar dos anos e a evolução do mercado de trabalho, conseguimos mudar esse cenário e entendemos que podemos ter mais mulheres na produção, o que já vem acontecendo.

Para reforçar ainda mais essa premissa, estamos focando em aumentar o percentual de mulheres nas lideranças, nos altos patamares da organização.

Como temos o desafio de formar sucessores, formar novas lideranças mais preparadas e promover diversidade e inclusão, unimos tudo com a mentoria.

Com isso, fortalecemos o indicador de DI, dando preferência a uma metodologia que já é consolidada na empresa, e formamos novas pessoas para liderança.

Para nós, inovação nem sempre é criar algo do zero, novo, mas, sim, conseguir conectar melhor as ferramentas que já temos disponíveis.

 

Incrível! Para finalizar, qual o grande benefício do mentoring autêntico, na sua opinião?

Para nós, é um ganho sem tamanho conseguir colocar dentro da metodologia aquilo que já era parte da nossa cultura e feito de modo “informal”.

A mentoria tem a capacidade de desenvolver os colaboradores, transformando o conhecimento tácito em conhecimento explícito.

Aproveitamos ao máximo o que temos dentro de casa para desenvolver de verdade os nossos colaboradores, de uma maneira cuidadosa, ao mesmo tempo em que garantimos a longevidade do negócio.

 

Gostou desta matéria? Se quiser saber mais sobre o mentoring na Baterias Moura, assista ao vídeo abaixo. Ele traz muitas dicas intertessantes sobre a boa gestão de programas de mentoring organizacional.