Como conseguir líderes mentores para a organização

Como conseguir líderes mentores para a organização

Quem tem acompanhado nossos artigos pelo LinkedIn ou pelo blog, já deve conhecer o conceito de líder mentor. Trata-se de um estilo de liderança baseado nos princípios do Mentoring. Eu o defendo como extremamente adequado para o sucesso das equipes e, consequentemente, das organizações. Recentemente, escrevi um artigo sobre como ter um líder mentor ajuda a ampliar os resultados das empresas. Leia aqui.

Resumidamente, o líder mentor é aquele que se preocupa com o desenvolvimento dos liderados, compartilha seu conhecimento e experiência com eles, orienta e estimula e também sabe delegar atividades e responsabilidades com competência. Tudo isso sem deixar de cobrar resultados. Em oposição ao estilo de líder comando-e-controle, que foca nas tarefas e não nas pessoas, esse estilo de liderança se baseia na existência de um alto nível de relacionamento entre o líder e seus liderados.

Mas como conseguir líderes mentores?

Há organizações que ocupam os cargos de liderança com funcionários antigos. Elas dão oportunidade para que colaboradores evoluam na escala organizacional e cheguem a atingir posições de liderança. Em outras, por motivos diversos, é preciso contratar novos funcionários para ocupar esses cargos.

Basicamente, são essas as duas formas de preencher posições de liderança em uma empresa. Para cada qual, uma estratégia diferente deve ser adotada. Veja abaixo a melhor maneira de possibilitar que o novo líder da organização seja um líder mentor.

Situação 1: Quando o novo líder já é funcionário da empresa

  • O novo líder será escolhido entre aqueles colaboradores que, além de terem perfil para a liderança, tenham características de mentor. São pessoas colaborativas, não têm receio de entregar o que sabem, valorizam o fator humano e relacionam-se harmoniosamente. E é principalmente pela observação no dia-a-dia, pela interação com os indivíduos que descobrimos esses valores.

Situação 2: Quando o novo líder vem de fora da organização

  • Neste caso, o trabalho do profissional de RH será determinante. Durante os processos seletivos, o RH deve verificar se, além de qualidades de liderança, o candidato também tem características de mentor. Em outras palavras, deve-se buscar por profissionais que gostem de compartilhar conhecimento, que apoiem o desenvolvimento dos colegas e/ou liderados, que saibam orientar e estimular, entre outras características. Para isso, o processo seletivo deve incluir uma averiguação sobre a natureza da relação do candidato com seus ex-liderados.

Independentemente de uma seleção interna ou externa, para a empresa ter líderes mentores é fundamental que o exemplo venha de cima. Ou seja, no mais alto nível de liderança deverá estar um líder mentor. É nele que os demais líderes e candidatos a líder se irão se espelhar. É dele que emana o modelo que ajuda a construir uma verdadeira cultura de respeito ao ser humano e colaboração dirigida ao desenvolvimento das pessoas.

Em geral, as nossas empresas ainda estão bem longe desse quadro e os exemplos ainda são raros. Mas com certeza o cenário aos poucos irá mudando, à medida que novos exemplos forem surgindo e os resultados altamente favoráveis desse modelo forem sendo apresentados. Enquanto isso, sigo firme fazendo a minha parte, ajudando nessa transformação.

E, então, você acha que é possível conseguir líderes mentores para a organização onde atua? Que dificuldades teria para isso?

Para saber mais sobre Mentoring e desenvolvimento humano, participe da nossa Formação em Mentoring. Veja abaixo a agenda das próximas turmas.

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