No artigo anterior abordei o tema feedback. Mais precisamente falei sobre feedback não programado. Volto ao assunto novamente, pois o tema está vinculado a muitos problemas de relacionamento nas organizações e também em outros contextos em que é preciso dar uma resposta avaliativa para alguém, principalmente se a avaliação não for positiva.
Focando no ambiente organizacional, sabemos que dar feedback negativo é uma das tarefas mais difíceis dos líderes. Mas há maneiras de transformar essa situação com alto potencial para ser desagradável em um momento de aprendizado para quem recebe o feedback. Estou falando de oferecer feedback construtivo. Sim: construtivo, ainda que seja sobre um resultado, fato ou comportamento negativo. Já ouviu falar disso?
O feedback pode ser negativo, mas deve ser sempre construtivo. O que se leva em conta é como o feedback poderá ser útil ao crescimento de quem vai recebê-lo. Pensando dessa forma, o feedback construtivo é uma ferramenta que contribui para a melhoria da autoconsciência e da autoconfiança de quem o recebe e serve de estímulo à aprendizagem. Com isso, é mais provável que se consiga uma melhoria de desempenho do que em um feedback daqueles que só diminuem a pessoa, muitas vezes reduzindo-a a um patamar de insignificância (pelo menos, é assim que muitas pessoas se sentem).
Em princípio, quem deseja oferecer feedback negativo de forma construtiva deve assumir uma atitude típica dos mentores autênticos: não julgadora, respeitosa e com demonstração de confiança na possibilidade de melhoria. A ideia básica é não colocar o recebedor do feedback em “modo de defesa”, típico de quem recebe um feedback negativo. Nessa condição, a pessoa é tomada por uma energia reativa negativa e se fecha à recepção, ao entendimento e à aceitação do que lhe é dito.
Abaixo, listo algumas atitudes que considero positivas ao se oferecer um feedback negativo de forma construtiva, como faria um bom mentor:
Agindo dessa forma, é muito mais provável que a relação entre quem dá e quem recebe o feedback seja mais positiva e renda resultados melhores.
Você acha possível adotar essa postura nas organizações? Que tal me contar nos comentários?