A ERLICH é uma das consultorias pioneiras, no Brasil, em oferecer um trabalho altamente estruturado para implantação de programas de mentoring organizacional. Nossa metodologia é baseada no que existe de mais recente na prática e na ciência do mentoring no mundo e os programas são elaborados com alinhamento à cultura e aos objetivos estratégicos de cada organização.
Agilidade e qualidade na aprendizagem organizacional
Com mentores da própria empresa, é mais provável que seus colaboradores aprendam e cresçam mais rapidamente e com mais qualidade, através do compartilhamento da prática e da vivência com o mentor.
Ganho de eficiência nos processos de ascensão funcional e de sucessão
Utilizando o conhecimento acumulado e a experiência na organização e na carreira, mentores de nível hierárquico maior podem preparar mentorados para ocupar posições mais elevadas.
Agilidade na adaptação de novos colaboradores, como recém-contratados, transferidos, trainees e estagiários
O que você acha: adapta-se mais rapidamente quem recebe ajuda ou quem não recebe?
Suporte para processos de mudança de cultura organizacional
Mentores treinados para disseminar a nova cultura aceleram o alcance dessa mudança, transmitindo, por exemplo, os novos valores para os mentorados, que, por sua vez, podem ser novos multiplicadores desses valores.
Retenção do conhecimento tácito, seja ele técnico ou institucional
O conhecimento tácito é aquele que não está gravado em registros formais da organização, como manuais e outros documentos, mas apenas no cérebro de uns poucos colaboradores. Imagina o que acontece se eles se retiram da organização?
Facilitação do desenvolvimento de uma cultura de diversidade
Mentores ajudam a adaptação e evolução de indivíduos de grupos minoritários (etnia, gênero, opção sexual etc.). É bom lembrar que as mulheres, em geral, também são consideradas como membros de um grupo minoritário quando se trata de terem assento nos cargos mais altos na maioria das organizações. E o apoio de um mentor pode ajudá-las a quebrar barreiras para chegar lá.
Manutenção e melhor aproveitamento de talentos
Esse é um fator crítico para as organizações em mercados com escassez de talentos! Quem tem um bom mentor na organização pensa duas vezes antes de sair dela.
Redução de custos com treinamento e desenvolvimento
Na organização os mentores são colaboradores voluntários e o custo para treiná-los é muito pequeno em comparação com o retorno que podem oferecer ao longo do tempo na organização.
Desenvolvimento de lideranças
O líder que atua como mentor dá o exemplo e ajuda os mentorados a segui-lo, como também colocar os mentorados em contato com outros líderes.
Aumento da produtividade
É praticamente uma consequência de todos os benefícios citados anteriormente. Colaboradores com mais conhecimento, mais engajados entre si e mais motivados, sem dúvida, gerarão melhores resultados para si e para a organização.
Geração ou aumento de redes de colaboradores
A colaboração entre vários mentores e mentorados em torno de determinados temas pode gerar uma rede poderosa para trabalhar objetivos específicos da organização.
Duração: geralmente, 8 ou 14 meses
Paulo Erlich é mestre em Gestão Empresarial com pesquisa em mentoring. Possui diversas certificações internacionais e nacionais em coaching. É consultor, facilitador e palestrante em mentoring e liderança, além de mentor e formador de mentores.
Foi empresário e executivo durante 25 anos, atuando, entre outras, nas áreas de educação, comunicação e saúde. A partir de 2002, passou a dedicar-se ao desenvolvimento e bem-estar de pessoas bem como à geração de resultados para as organizações por meio desse trabalho. Para isso, aplica o conhecimento e a experiência acumulados através de suas vivências, estudos e pesquisas.
Saiba mais sobre ele e o trabalho que desenvolve, clicando aqui.
A Erlich Mentoring utiliza cookies para análises de desempenho e melhorias na sua experiência. Ao navegar no nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.